top of page
nutricao-infantil.jpg

Nutrição

Sobre as consultas:

Antes da nossa primeira consulta é enviado um link com formulário para preencher com alguns dados importantes sobre a rotina, hábitos alimentares, antecedentes familiares, medicamentos e vitaminas em uso, entre outras informações. A primeira consulta tem duração de até 1h20 e as consultas seguintes de até 1h, inclusive os retornos. Em adultos é realizada a análise da composição corporal por meio da bioimpedância, além do peso e medidas de circunferências corporais. O plano alimentar fica disponível em um app para acessar e também é enviado por e-mail e via whatsapp.

Áreas de atendimento:

QUALIDADE DE VIDA

O corpo humano é uma “máquina” perfeita, na qual os órgãos são os “equipamentos” e para funcionar precisam receber os “comandos” certos, no caso, nutrientes e estímulos físicos e motores. Dessa maneira, quanto mais saudável for o dia a dia, melhor!

Para tanto a alimentação deve ser balanceada, com o menor consumo de alimentos industrializados, açúcares e aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e líquidos. Na consulta nós analisamos a rotina individualizada, de acordo com as preferências alimentares, restrições, doenças pré existentes para melhorarmos a qualidade das refeições, garantir os nutrientes ideais de acordo com a fase de vida e os objetivos que o paciente busca!

A atividade física também é fundamental para melhorar a qualidade de vida e atingir a eficiência dos resultados com a meta traçada em consulta.

SAÚDE DA MULHER

Se sentir bem com seu corpo, ter saúde e qualidade de vida é o que move meu atendimento! A alimentação saudável tem alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases da vida, compondo refeições coloridas e saborosas. Todos os alimentos são permitidos, desde que haja equilíbrio.

A fase do ciclo menstrual também pode influenciar na escolha dos alimentos, bem como a alimentação traz muitos benefícios no tratamento da SOP (síndrome do ovário policístico), endometriose e sintomas da TPM e menopausa.

Por meio da alimentação e análise de exames laboratoriais, eu calculo e adequo os nutrientes de acordo com a necessidade de cada paciente, sem esquecer das suas preferências, sua fase da vida e seus objetivos.

PREPARO PARA ENGRAVIDAR

Preparar o corpo para engravidar é ter o olhar com atenção para o funcionamento do corpo da mulher, como está o intestino, os exames laboratoriais, a disposição e a qualidade de sua alimentação.

Você sabia que o ambiente nutricional fornecido pela mulher durante a gestação é capaz de programar a saúde de seu filho até a vida adulta?

A suplementação de algumas vitaminas, ômega 3 e probiótico deve ser realizada para garantir um aporte suficiente à mãe e ao feto destes nutrientes, porém vale lembrar que a suplementação não substitui a alimentação! É preciso ter uma boa nutrição para que consiga digerir, absorver e utilizar da melhor forma.

Nas consultas para as mulheres que desejam engravidar é realizada a bioimpedância (análise da composição corporal), acompanhamento do exame de sangue, suplementação e cálculo de plano alimentar individualizado.

GESTANTES

A gravidez é uma excelente oportunidade para tornar a alimentação ainda mais saudável, pois é por meio do que você se alimenta que é capaz de fornecer os nutrientes necessários e proporcionar as condições ideais para o desenvolvimento de seu bebê.

Atualmente existem muitas evidências de que a deficiência de nutrientes gera restrição de crescimento intrauterino na luta pela sobrevivência ao se adequar a uma condição clínica desfavorável, desenvolvendo mecanismos que provocam mudanças definitivas e podem chegar a vida adulta com maior risco as doenças do coração, hipertensão, diabetes, entre outras.

Nas consultas com as gestantes, a alimentação é adequada de acordo com cada trimestre gestacional, acompanhamento dos exames de vitaminas e minerais para a suplementação adequada, acompanhamento do crescimento do feto, ganho de peso materno, sem abrir mão da saúde e preferências da mãe, claro!

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

O bebê completa 6 meses e uma nova etapa começa na vida de toda família: o contato com os alimentos! Junto surgem várias dúvidas: por qual alimento começar? Como deve ser a consistência? Posso dar suquinho?

Durante esta fase temos a responsabilidade de construir a relação do bebê com a comida por meio da oferta de alimentos saudáveis e com a formação do hábito alimentar um processo natural e sem complicações, que provavelmente será carregado ao longo de toda vida.

Com os bebês nós temos a oportunidade de começar a história desde o zero, como uma folha em branco que começa a ser escrita durante a gestação. Pensando na alimentação: como você pretende preencher esta folha? Com ilustrações coloridas, ricas em nutrientes, ou monocromáticas, ricas em açúcar, gordura e conservantes?

É claro que chega um momento que a criança faz as próprias escolhas e o meio externo pode até ter mais influencia na alimentação, mas se a introdução tiver sido feita da maneira correta, os impactos negativos tendem a ser menores no futuro!

O acompanhamento com um nutricionista faz a diferença, afinal cada consulta tem 1 hora de duração para falar apenas sobre o momento do bebê, as angústias dos responsáveis, as dificuldades e conquistas nesta.

NUTRIÇÃO INFANTIL

Ao completar 1 ano de idade, a velocidade de crescimento do bebê diminui quando comparado com os primeiros meses de vida, com isso pode haver redução no apetite, na quantidade de alimentos consumidos e a tão temida seletividade alimentar.

Os anos passam e ao longo da infância a escolha dos alimentos passa por diversas fases de desenvolvimento da criança e até mesmo influência do meio que vive, como amigos, escolas e familiares.

Conforme as crianças crescem, algumas recusas e dificuldades aumentam na hora da refeição: não querem mais os “verdinhos”, preferência pelos mesmos alimentos sempre, o que pode deixar a refeição monótona e muitas vezes substituindo as refeições por lanches ou alimentos ultraprocessados podendo levar a obesidade infantil e dificuldade de concentração, ou até mesmo transtornos alimentares.

O que fazer? Nas consultas, por meio de dinâmicas e jogos de alimentos a criança começa a entender sobre os alimentos, o que comer e a rotina familiar é abordada para ensinar como as mudanças podem ser feitas e quais as melhores escolhas para as situações do dia a dia.

Assimetria e Órtese

Assimetria craniana é quando encontramos uma alteração no formato do crânio, ou seja, quando não encontramos um alinhamento...

Fisioterapia

Muito diferente do que muitas pessoas acham, a fisioterapia não é indicada apenas em tratamentos de dores e problema ortopédicos...

Rua Mar Del Plata, 251 - Jardim América
São José dos Campos | São Paulo

© 2023 HandTech Ltda. Todos os direitos reservados

bottom of page