Como ajudar as crianças na adaptação escolar?
- Juliana Santos
- 6 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Adaptar-se a algum lugar nada mais é do que sentir-se acolhido e seguro. É saber que não há perigos, tampouco ameaças e, no caso da escola, é também entender que será apenas um período do dia, mas que os pais voltarão para buscá-lo.
Ao contrário do que se pensa, quando uma criança chega a uma instituição de educação infantil, na verdade, não é somente ela quem está chegando. Com ela chegam seus familiares e toda uma série de mudanças que são desencadeadas dentro da própria instituição para receber aquela nova criança e a nova família que se inserem num sistema já em funcionamento. Nesse momento, é natural que anseios e tensões se façam presentes.

Esse primeiro contato com o ambiente novo nem sempre é um momento fácil, e pode despertar um emaranhado de sentimentos desconfortáveis nos envolvidos, como: ansiedade, angústia, medo, desconfiança, entre outros. Dentre as reações mais desagradáveis, o choro ganha destaque, isto porque muitos pais ficam extremamente nervosos ao ver o filho nesse estado, o que pode gerar comportamentos que corroboram para que a adaptação seja ainda mais difícil, como, por exemplo, pegar a criança no colo ou até mesmo levá-lo de volta para casa.
Para que a adaptação seja um período menos ansiogênico, é extremamente importante que os pais passem muita segurança para a criança.
É importante lembrarmos que algumas crianças conseguem se acostumar com maior facilidade a novos ambientes, ao convívios com colegas e professores e a rotina escolar. No entanto, precisamos entender que outras crianças podem levar meses para se acostumar com essa novidade. E respeitar o tempo de cada pequeno é o básico que os pais e a escola devem fazer.
E de que forma podemos auxiliar a criança?
- Converse com a criança sobre a escola, mostre fotos de professores, do espaço e de apresentações.
- Cumpra os combinados. Por exemplo, se falar que irá buscar a criança em um horário específico, não se atrase.
- Quando chegar à escola, deixe a professora conduzir e integrar a criança, apresentando os colegas e o espaço.
- Relembre a criança que esse local é o mesmo das fotos que haviam visto em casa.
- Se a criança chorar, não a pegue no colo. Acalme-a conversando, demonstrando afeto e segurança. Você pode agachar e olhar nos olhos.
- Você pode combinar com a criança que deixará algum objeto com ela, a fim de que ela se sinta mais segura.
- Demonstre interesse pela escola, professores e colegas, reforçando o vínculo.
E, se caso ainda assim a criança não ficar sem a presença de um dos pais na escola, combine com o professor qual é a melhor forma para que o responsável acompanhe alguns momentos, até que a criança se sinta segura. E, se persistir por muito tempo, procure um psicólogo para que lhe auxilie na adaptação.
Como o psicólogo pode ajudar na adaptação escolar?
Mesmo com os esforços dos pais e da escola, a criança ainda pode ter uma resistência ao ambiente escolar. Nesses casos, os pais devem procurar um psicólogo infantil.
A psicoterapia infantil vai ajudar a criança a expressar de forma lúdica os sentimentos relacionados à escola. Depois, o psicólogo irá mostrar para a criança que a escola é um ambiente bom para ela e, após o estabelecimento de vínculo entre o psicólogo e a criança, existe a possibilidade de o psicólogo acompanhar a criança em um dia de aula para observar como ela se comporta, para então conseguir formular um trabalho de orientação aos pais e à escola, se pertinente. Juliana Santos de Oliveira
Psicóloga
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