A cabeça do meu bebê tem uma forma diferente, e agora? (Assimetria Craniana)
- Naiara Oliveira
- 10 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
As assimetrias cranianas posicionais, atingem hoje grade parte dos recém-nascidos causadas pela recomendação de dormir sempre de barriga para cima, posição que ficaram dentro do útero, uso abusivo de dispositivos como carrinho, bebê-conforto, cadeirinha de carro, cadeirinhas de descanso entre outros.
Assim que você perceber que a cabeça do seu filho tem um formato diferente, pergunte ao seu pediatra ou procure um neurocirurgião para realizar a avaliação e pedir os exames necessários para descartar uma assimetria craniana verdadeira a cranioestenose que é quando há um fechamento de sutura craniana, nesse caso o tratamento é cirúrgico.
Quando a cranioestenose é descartada podemos pensar em como vamos realizar o tratamento, para determinar o tratamento realizamos uma avaliação quantificando e classificando qual o tipo de assimetria. Nosso intuito é oferecer a melhora da assimetria apresentada na avaliação do bebê da forma mais confortável possível e fazendo essa experiência mais suave.
Na avaliação colhemos a história do paciente desde a gestação, avaliamos o desenvolvimento motor, alinhamento postural, as suturas cranianas e colhemos as medidas cranianas com o craniômetro ou com o escaneamento 3D, realizamos alguns cálculos para classificar o tipo e o grau da assimetria craniana, esses cálculos e classificações são baseadas em artigos e estudos científicos.
Os índices avaliados são:
Índice Cefálico onde avaliamos a relação entre largura e comprimento do crânio do bebê onde classificamos se o bebê possui braquicefalia ou escafocefalia.
- 76% = Escafocefalia
+ 90% a 92% = Braquicefalia LEVE
+92% a 96% = Braquicefalia MODERADA
+96% = Braquicefalia SEVERA

Esse é o escaneamento de um crânio com braquicefalia índice 101%
Para avaliarmos se o bebê possui plagiocefalia observamos esses dois índices:
Diferença das diagonais onde observamos quantos milímetros tem de um lado para o outro
-4mm NORMAL
4 a 6 mm LEVE
6 a 12mm MODERADO
+12mm SEVERO
CVAI = Índice de assimetria da calota craniana esse índice nos mostra o quanto essa diferença é significativa para o crânio do bebê avaliado
- 3,5 NORMAL
3,5 a 6,25 PLAGIOCEFALIA LEVE
6,25 a 8,75 PLAGIOCEFALIA MODERADA
8,75 A 11 PLAGIOCEFALIA SEVERA
+11 PLAGIOCEFALIA MUITO SEVERA

Escaneamento de um bebê com plagiocefalia com 14.3 mm de diferença entre as diagonais e CVAI de 9.99 Avaliamos todos os dados coletados para determinar qual o melhor tipo de tratamento para o seu bebê, a órtese craniana é apenas um dos recursos que podemos utilizar para a correção da assimetria.
O primeiro passo se for indicado o uso da ortese é entender que a órtese não vai machucar ou apertar a cabeça do seu bebê, seu intuito é apoiar as áreas proeminentes e deixar um espaço livre para as áreas achatadas crescerem, criando uma via para o crescimento acontecer. Por Naiara Oliveira Fisioterapia e Assimetria Craniana
Comments