Como a Osteopatia pode auxiliar no tratamento das Assimetrias Cranianas?
- Amanda Denari
- 8 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Antes de explicar a importância sobre o tratamento da osteopatia nas assimetrias cranianas precisamos entender: o que são assimetrias cranianas?

Assimetria craniana é qualquer modificação no formato da cabeça do seu bebê que não seja o usual, é a alteração do formato desse crânio. Temos três tipos mais comuns:
A braquicefalia (achatamento posterior, crescimento Antero-posterior prejudicado), plagiocefalia (alterações das diagonais do crânio) e a escafocefalia/dolicocefalia (crescimento lateral do crânio é prejudicado, aumento do crescimento antero posterior).
Mas porque elas acontecem? Primeiramente porque o crânio do bebê é extremamente móvel e maleável, pelo grande motivo que ele PRECISA SER ASSIM! Dentro do próprio útero o crescimento cerebral é gigante e durante os primeiros anos de vida também, então esse crânio precisa comportar o crescimento cerebral acelerado. Devemos pensar também no trabalho de parto porque fisiologicamente esse bebê precisa passar pelo canal vaginal, precisa de deformações para nascer, por isso os bebês possuem as famosas moleiras, para que ocorram essas “deformações” sem prejudicar as estruturas.
A questão é que se desenvolver dentro de um útero pode ser um tanto quanto desafiador em termos de mobilidade e espaço, por diversos motivos o bebê pode se posicionar mais de um lado do que do outro, conseguir se movimentar com maior facilidade unilateralmente, ter um lado do seu crânio mais repousado na bacia da mãe ou até mesmo em vísceras facilitando o crescimento em um dos lados, podendo então surgirem tensões corporais, torcicolos que vão impactar nessas assimetrias intrautero e extrautero.
As assimetrias posturais costumam ser a ponta do iceberg, apenas o resultado final de uma série de alterações corporais. Devemos pensar que o bebê sairá de um meio liquido para um meio gasoso, onde vai sofrer pressões corporais (extremamente necessárias para o crescimento e desenvolvimento desse corpo), e se eu tenho locais que se movimentam melhor, ou recebem mais pressões que outras regiões consequentemente eu poderei ter alterações nesse crescimento de forma global, não apenas no crânio. O corpo inteiro precisará de intervenções para trazer fluidez e ajustes de pressões.
Ufa! É ai que entra a osteopatia, vamos buscar quais são essas regiões que que necessitam de intervenções, que necessitam de movimento, pressão , fluidez. Vamos buscar alterações em crânio também, é claro, em regiões onde possam ter ocorrida encastramento de suturas (sobreposição delas), tensões das membranas cranianas, musculares, liberdade de movimento de cervical, tronco, lombar , membros superiores e inferiores para permitirmos assim um melhor desenvolvimento desse corpo, para permitirmos que as aquisições motoras cheguem de forma mais fluída, bilateralmente e sem tanto gasto energético.
O tratamento ouro vem acompanhado de fisioterapia motora, é de suma importância que o bebê tenha as aquisições motoras bem definidas, exploradas e desenvolvidas, sem pular etapas, sendo construídas passo a passo, pois o movimento é um dos grandes responsáveis pelo crescimento de forma harmônica.
O tratamento das assimetrias cranianas é um trabalho transdisciplinar que necessita de muita participação dos cuidadores com manejos, reposicionamento e exercícios domiciliares e quanto antes iniciarmos o tratamento melhores e mais rápidos tendem a serem os resultados, visto que a maleabilidade do crânio e o crescimento são maiores no primeiro trimestre de vida do bebê, tendo uma boa janela de tratamento até geralmente o sexto mês de vida do bebê (claro que cada caso é avaliado de forma individual). Caso a assimetria seja severa, ou não apresente resultados com o tratamento, ou bebê apresenta mais de 6 meses de idade ainda temos como opção o uso da órtese craniana, mas isso é um tema para outro texto.
Se seu filho possui assimetria craniana saiba que existe tratamento e o quanto antes tratarmos melhores serão os resultados, nós da HandTech estamos prontos e sempre com muito carinho para ajudá-los.
Por Amanda Denari Fisioterapia e Osteopatia
Comments